segunda-feira, 11 de abril de 2011

Sustentabilidade cresce nas empresas e atrai profissionais


O número de companhias com áreas de sustentabilidade está em expansão, o que aumenta o número de vagas, dizem especialistas.

A senadora Marina Silva (PV-AC) afirma que considera as áreas "uma oportunidade", mas que cada um "deve seguir sua ética profissional para não fazer maquiagem" ambiental.

Entre as empresas que atualmente expandem a área está o Grupo Maggi (agroindústria), que vai criar uma diretoria de responsabilidade e sustentabilidade. Segundo Nereu Bavaresco, diretor de recursos humanos, a questão da sustentabilidade começa no recrutamento. "Buscamos pessoas que compartilhem nossos valores."


A área ambiental está dividida entre os cargos técnicos, em que a graduação deve ser em geografia ou gestão ambiental, por exemplo, e os executivos, em que também são aceitos profissionais de outras áreas, como jornalistas, psicólogos, engenheiros e economistas.
A bióloga Fernanda Ormonde, 27, coordenadora de eventos responsáveis da Reclicagem, considera seu emprego verde. "Fazemos a gestão ambiental de feiras, incluindo cuidar dos resíduos", afirma ela, que tem pós-graduação em gestão ambiental.
Especialização
"Antes, só se podia ser sustentável na Amazônia. Agora, é possível trabalhar na área na avenida Paulista ou na [avenida Engenheiro Luiz Carlos] Berrini", diz, referindo-se a dois centros de negócios de São Paulo.
ANDRÉ LOBATO - colaboração para a Folha de S.Paulo
Fonte: Folha Online

2 comentários:

  1. Fico feliz ao ver mercado de trabalho para os geógrafos, porém acredito tanto na sustentabilidade como acredito no coelho da páscoa!!

    ResponderExcluir
  2. A sustentabilidade é um tema muito importante atualmente, visto as mudanças climáticas preocupantes em nossa sociedade. É muito bom que as empresas se preocupem com as causas naturais. O governo deveria fazer leis que ajudassem as empresas a ter mais responsabilidades, como nas indústrias, serem implantados filtros nas chaminés, tratarem e reciclarem todo o lixo e assim por diante. Com certeza todos fazendo a parte que lhes cabem vamos ter um muundo melhor, mas pra isso as grandes indústrias também tem que ajudar.

    ResponderExcluir